Os frutos da parceria que se iniciou entre a Embrapa Agropecuária Oeste e o Instituto MS Agro (iMS Agro), em 2020, foram recebidos on-line aos consultores técnicos associados do Instituto, do qual fazem parte 33 empresas mantenedoras, de diferentes regiões do Mato Grosso do Sul , dia 21 de maio de 2021. Os trabalhos são referentes à safra 2020/2021. Além disso, foram discutidos e feitos levantamentos de demandas de pesquisa para as próximas safras, em áreas estratégicas como por exemplo, recuperação de pastagens e agricultura sustentável.
O Instituto possui, no seu quadro associativo, 132 consultores técnicos que atendem a mais de dois mil produtores rurais no estado, sendo sua área de atuação em mais de 4,6 milhões de hectares entre soja, milho, cana, trigo, feijão, mandioca , florestas, pastagens e outros.
Na sexta-feira, Carlos Pitol, pesquisador do iMS Agro, mostrou os resultados das cultivares de soja nos experimentos em Maracaju, Jardim e Dourados, além do manejo convencional, biológicos e de nematoides. Os consultores técnicos também assistiram à apresentação do pesquisador Jader Luís Nantes Garcia, do iMS Agro, sobre os ensaios com solubilizadores de fósforo e sobre os ensaios da Rede Manejo e Controle de Pragas na Soja. O analista do grupo da pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste, Alexandre Dinnys Roese, apresentou palestra sob o título: “Como as doenças funcionam? Como objetivo do inimigo! ”
A Parceria
Para Harley Nonato de Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, uma apresentação de resultados de trabalhos do Instituto MS Agro em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste aos consultores associados referente à safra 2020/2021, bem como, de pesquisas executadas, consolida a parceria estabelecida entre as instituições, “uma vez que os trabalhos são captados diretamente no setor produtivo, através dos consultores técnicos que estão na base, junto ao produtor, sentindo as necessidades mais prementes destes”, afirma. E completa: “Temos a certeza que uma parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste e o Instituto MS Agro em muito contribuirá para o desenvolvimento dos diferentes sistemas produtivos do Mato Groso do Sul”.
Segundo Evandro Gelain, presidente do Instituto MS Agro, o Instituto surgiu devido à demanda de algumas empresas que atuam na consultoria, aprofundar o conhecimento técnico, para utilizar da melhor forma possível as ferramentas de manejo disponíveis no mercado, ao menor impacto ambiental, maior lucratividade e estabilidade para os produtores rurais por eles assistidos.
“Desta forma, uma parceria com a Embrapa sempre foi assunto nas nossas primeiras reuniões do iMS Agro, pois a mesma, detém muita informação técnica e tecnologia desenvolvida, além de um amplo corpo técnico competente que irá somar muito para atingirmos o nosso objetivo principal, que é gerenciar toda a tecnologia e produtos existentes no mercado visando à sustentabilidade do agronegócio com menor impacto ambiental”, diz Gelain. “Em resumo, com essa parceria pretendemos gerar muita tecnologia e informação para os produtores rurais, além de difundir como já existentes”,
Para Walder Nunes, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, “essa parceria é uma via de mão dupla, em que podemos apresentar nossas tecnologias aos associados do IMS Agro, conhecer detalhadamente as tecnologias que estão chegando ao mercado e estão sendo validadas por eles, assim como levantar demandas para nossas pesquisas. Todos ganham ”, conclui.
Sílvia Zoche Borges (DRT-MG 08223)
Embrapa Agropecuária Oeste
Fonte: Embrapa / Foto: Ilustrativa